BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PREFEITO NÃO EXPLICA AO TCE PORQUE CONTRATOU A EMPRESA DA CUNHADA POR DISPENSA DE LICITAÇÃO


Técnicos do Tribunal de Contas apuram possível irregularidade em face de denúncia apresentada à Corte de Contas
O prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy, não explicou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) o porquê de ter realizado seis dispensas de licitações para contratar a empresa da cunhada, apontada como que sendo Flabia Thalita da Silva Oliveira Duarte.

As informações constam de uma denúncia apresentada ao Tribunal de Contas do Estado. Chamado a se manifestar nos autos após determinação do relator do caso, conselheiro Kléber Eulálio, o prefeito silenciou.

Flabia Thalita Duarte seria casada com o irmão de Júnior Percy, de nome Pedro Duarte de Sousa Neto. Ela é a proprietária da empresa Flábia T Da Silva Duarte - ME, que atua no ramo de peças para veículos e tem como nome fantasia Kar Peças, Acessórios & Serviços.

Por cautela, e tendo e em vista a proibição de contratação de empresas de parentes ser relativa e não absoluta, Kléber Eulálio afirmou nos autos que só trataria de qualquer medida cautelar após manifestação do prefeito, o que não ocorreu até agora.

"Registre-se, por oportuno, que o entendimento perfilhado pelo Colendo TCU acerca da proibição da participação em certame e de contratação de empresa  cujo  sócio  tenha  vínculo  de  parentesco com o gestor da entidade contratante é de ordem relativa e não absoluta, de tal maneira que, no intuir desta Relatoria, se faz necessário comprovar a motivação espúria ou a violação aos princípios  da moralidade e da isonomia  no  caso  em concreto, não sendo, pois, razoável agir  precipitadamente, sobretudo considerando-se que não há proibição explícita na Lei Nacional de Licitações", informou.

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores/180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário