29 novembro 2025

Operação conjunta apreende armas e animais silvestres abatidos em Aroazes

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de armas de fogo, carne de animais silvestres abatidos e pássaros nativos no município de Aroazes, nesta semana. A operação foi deflagrada após a circulação, nas redes sociais, de vídeos e fotos de três indivíduos exibindo armamento e animais silvestres mortos.

Após a identificação dos suspeitos, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Valença, solicitou mandados de busca e apreensão para três residências da cidade. Durante o cumprimento das ordens judiciais, equipes da 7ª Seccional da Polícia Civil, da Força Tática do 23º BPM e do GPM de Aroazes localizaram e apreenderam diversas espingardas, munições, carne de caça e pássaros silvestres mantidos irregularmente.

No decorrer da ação, um dos investigados, identificado pelas iniciais P.P.S., foi preso em flagrante dentro de sua residência. Ele estava na posse de parte das armas e da carne dos animais caçados. O suspeito foi conduzido à 7ª Seccional de Polícia Civil, em Valença do Piauí, onde foi autuado pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e crimes ambientais.

As forças policiais reforçam que a caça de animais silvestres configura crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê detenção e multa para quem matar, perseguir, capturar ou utilizar espécies da fauna sem autorização. Já a posse ilegal de arma de fogo, prevista no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), é punida com pena de 1 a 3 anos de detenção, além de multa, quando se trata de armamento de uso permitido.

Da Redação: Portal do Rurik

Nenhum comentário:

Postar um comentário