BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Dia do Piauí - Nosso sonho, nosso amor!

Hoje é dia de homenagear nossa Terra Querida! Nossa Terra que carrega o nome forte de Piauí que tem origem no tupi-guarani.

Dezenove de outubro foi declarado, oficialmente, Dia do Piauí, através da Lei Estadual, nº176, aprovada pela Assembleia Legislativa, de autoria do então deputado José Auto de Abreu, e sancionada em 30 de agosto de 1937, pelo então governador interino Anfrísio Lobão Veras Filho, e publi­cada no Diário Oficial em 1º de setembro daquele ano.

Embora 19 de outubro seja comemorado Dia do Piauí, a data não re­mete à criação do Estado, mas à aclamação da sua independência ocorri­da em Parnaíba, no ano de 1822 – um mês após Dom Pedro I declarar o Brasil independente de Portugal.

Terra rica, de opalas, pinturas rupestres e cachoeiras. Nosso Piauí que recebe os primeiro raios de sol no equador. Somos donos de lindas praias, são tantas, tem Coqueiro, Barra Grande, Barrinha, Macapá, Atalaia, Pedra do Sal com sua Eólica, Itaqui e Maramar, ainda tem a Praia do Arrombado que muito é julgada pelo nome, mas é de uma beleza sem igual, tem também Morro Branco, Cajueiro da praia e muito à descobrir, percorrendo nossa Terra, Beleza não faltará, passaremos por Sete Cidades, Cachoeira como nome de Ave, do Tingidor, Salto Liso, do Engenho Velho, já contei sobre o nosso Delta? É o terceiro maior delta oceânico do mundo - Delta do Parnaíba. Andando mais um pouco encontramos a Lagoa do Portinho, indo ao sul do estado encontramos esse verdadeiro tesouro brasileiro, o Parque Nacional Serra da Capivara com mais de 30 mil pinturas rupestres a céu aberto, passamos pelo Parque Ambiental Encontro dos Rios, o Parque Nacional da Serra das Confusões, o Parque Floresta Fóssil, o Lira Eco Parque, o Parque Natural Municipal Pedra do Castelo e chegamos ao Mirante do Gritador para seguir até o Caldeirão dos Rodrigues. Nossa capital Teresina é julgada pelo calor, mas nossa Terra é assim, de calor acolhedor. Seja bem vindo ao Piauí, lugar de beleza, história e amor.

FONTE: SECOM - PMBP-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário