BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Prefeito de Caxingó esclarece suspensão de pagamento de contribuições previdenciárias

O prefeito do município de Caxingó, Washington Luiz (PSD) explicou ao [Piauí Em Dia] a verdade sobre uma matéria veiculada em um blog ligado ao grupo oposicionista da cidade, onde traz como título “Servidores entram em alerta após prefeito de Caxingó enviar projeto que suspende repasse de contribuição previdenciária”.
De acordo com o gestor, o projeto citado é previsto na Lei Complementar nº 173/2020, regulamentado pela Portaria nº14.816, publicado no Diário Oficial da União.

Essa regulamentação permite aos municípios que possuem Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), suspender o pagamento de contribuições previdenciárias patronais mediante aprovação de lei municipal.

A suspensão dessas obrigações financeiras não afasta a responsabilidade do município pelo pagamento dos benefícios previdenciários e não acarretará nenhum prejuízo aos servidores municipais, caso ocorra insuficiência financeira.

Para o prefeito, a pandemia fez com que a arrecadação da prefeitura despencasse, causando desequilíbrio nas contas do município. A medida legal de suspender a contribuição patronal, é para evitar o atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais.

O prefeito esclarece ainda que os recolhimentos para o CaxingóPrev estão rigorosamente em dia, e concluiu que não se trata de calote e que não vai prejudicar ninguém. “É lamentável que em tempos de pandemia, a oposição de Caxingó esteja focada em tentar criar mentiras e factoides, no sentido de desconstruir a boa imagem do CaxingoPrev”, frisou o gestor.

“É inadmissível que um blog que deveria passar aos leitores a boa informação, perder tempo em criar mentiras e tentar ludibriar a população contra a nossa gestão. Se utilizando de fotos alheias e sem sentido para ilustrar a matéria. Eles estão incomodados com o nosso trabalho e a nossa aprovação popular”, finalizou o prefeito.

O Fundo de Previdência de Caxingó tem aplicado no mercado financeiro um patrimônio de mais de R$ 5 milhões, divididos entre o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, valores esses provenientes dos recolhimentos descontados dos servidores, atualmente 11% e os 15,70% da parte devida pelo município, a patronal.

O Fundo de Previdência tem despesa de R$ 30 mil pagos aos inativos e pensionistas que somam 14, entre aposentadoria e pensão morte, pagos somente com o rendimento mensal do valor aplicado.

Os valores suspensos deverão ser pagos pelos municípios aos seus RPPS até 31 de janeiro de 2021 ou parcelados até essa data, para pagamento no prazo máximo de 60 meses. As contribuições e parcelas suspensas não impedirão a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), até 31 de janeiro de 2021.

O projeto foi aprovado pelos vereadores durante sessão extraordinária realizada na ultima segunda-feira (20). 

Com informações: Piauí em Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário