segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Cocal: Prefeitura comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A celebração do Dia Internacional das  Pessoas com Deficiência foi promovida pela prefeitura de Cocal, nesse sábado, na sede da SEMED.

Neste sábado (3), a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (SMPPPD), a qual tem à frente Toin Albuquerque (Toin Locutor), realizou evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Pela primeira vez, na história de Cocal, acontece um momento cujo objetivo é, além de se celebrar a data, buscar apoio, parceria na área de inclusão social.

Nesse sentido, Raimundinha Albuquerque, secretária da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fala a respeito de momento: “Queria parabenizar o prefeito Nonatinho pela iniciativa de criar a secretaria da pessoa com deficiência. Parabenizar, também, Toin Albuquerque, secretário da pasta, que é também uma pessoa com deficiência e grande batalhador, uma pessoa que tem se dedicado inteiramente pelos direitos das pessoas com deficiência”.

Na ocasião, o prefeito Nonatinho do Sindicato, acompanhado da primeira-dama e secretária de governo, Vanda Machado, e autoridades locais, se expressou sobre essa ação: “É um prazer participamos desse encontro ímpar em nosso município. [...] e dizer que estamos disponibilizando, cada vez mais, a gestão pública, para que nós possamos fazer um trabalho voltado para todas as categorias sociais, principalmente defendendo as pessoas com deficiência. [...] esse evento tem o total apoio da prefeitura. Além desse evento comemorativo, que é apenas simbólico, e acrescentar que as secretarias que são, hoje, geridas pelo município, estão de portas abertas para darem esse apoio”.

O Dia Internacional da Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.

Essa data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência. Quando se fala em direito, fala-se em acesso à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário