BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

terça-feira, 2 de março de 2021

Welligton Dias decretará lockdown e toque de recolher mais cedo, das 20h às 5h

 "Deveríamos ter medidas restritivas nacionais porque seriam alinhadas e mais eficazes", declarou o secretário.

Baseado nas decisões, tomadas na noite de terça-feira (2), pelo Comitê de Operações Especiais (COE), o  governador Wellington Dias (PT), assinará novo decreto de medidas de restrições para o combate ao Covid-19 para entrar em vigor na sexta-feira (5), com ampliação do horário de recolher do atual das 23h às 5h para 20h às 5h do dia seguinte e lockdown parcial nos finais de semana e feriados com a paralisação das atividades não essenciais e mantendo abertos apenas supermercados, mercearias , farmácias, postos de combustíveis nas rodovias e restaurantes por delivery.

"Deveríamos ter medidas restritivas nacionais porque seriam alinhadas e mais eficazes", declarou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Em uma semana, a situação piorou com aumento de casos e internações por Covid-19.  A ideia dos governadores é adotar uma medida única em todo o País para tentar frear a transmissão do vírus, disse Florentino Neto.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) defende a adoção imediata de lockdown nos Estados em que a ocupação dos leitos de covid-19 tenha alcançado mais de 85%. Os secretários de Saúde defenderam também a adoção de um toque de recolher nacional, das 20h às 6h, em todo o país, inclusive nos finais de semana, e a suspensão do funcionamento das escolas.

O governador Wellington Dias (PT) estava em  Brasília durante o dia de nesta quarta-feira (3),? ouvirá o COE e deverá anunciar medidas mais restritivas.  Dias afirmou   que o país está à beira do colapso e cerca de 20 estados enfrentam falta de leitos e insumos para pacientes Covid em UTIs.

A reunião do COE  analisou  os dados sobre a evolução da crise no sistema de saúde.  Eles verificaram  o nível de internações, a transmissão do vírus e ocupação dos leitos clínicos e de UTIs.  A ocupação de leitos no estado ultrapassa os 80% e situação grave é mais na região Norte.

O Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri, e o Hospital da Polícia Militar, em Teresina, chegaram a 100% de ocupação dos leitos de UTI. 

Com informações: Bom Jesus News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário