BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Bom Princípio do Piauí é destaque na 1º fase da avaliação da fluência em leitura

A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas.

A avaliação da fluência em leitura tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. Seus resultados permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização.

Assim, o município de Bom Princípio do Piauí através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura com o propósito de promover a alfabetização de estudantes na idade certa, inclui no seu contexto as Avaliações da Fluência em Leitura através do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) que realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, por meio de uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

E no primeiro ano de participação as escolas de Bom Princípio do Piauí todas obtiveram pontuação máxima, chegando a 96% ficando em primeiro lugar na planície litorânea. As ações aconteceram com a parceria de todos os gestores, coordenadores, professores, alunos e família. É um resultado do trabalho onde todos contribuíram. Sendo o foco da atual gestão o Prefeito Lucas Moraes “Nossa meta é crescer”, assim se faz educação com resultados significativos para que os estudantes tenham uma aprendizagem de qualidade e sejam leitores ativos.

Não só pelo fato de estarmos em primeiro lugar na planície litorânea, mas, como diz a Professora Nilsa Maria de Oliveira que “antes de sua aposentadoria a educação de Bom Princípio do Piauí teria destaque assim como Cocal dos Alves”.

“O intuito é manter a educação para todos. Tempos difíceis, mas estamos buscando manter a equidade na educação do nosso município. ” Disse então o Coordenador Municipal Luiz Carlos Pereira de Brito.

“Equipe que trabalha unida com muito empenho e competência, educadores comprometidos com o aprendizado e integração da família fomenta sempre os melhores resultados” afirmou a Secretária de Educação e Cultura Jacyrema Gouvêa.

FONTE:  SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário