BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

PÁSSAROS XEXÉUS FAZEM NINHOS EM UMA ARVORE NO CENTRO DA CIDADE DE BURITI DOS LOPES.

Os pássaros xexéus, cujo nome científico é Cacicus Cela, que também é conhecido pelos nomes de japiim, japiim xexéu, japim, japuíra, joão conguinho e xexéu de bananeira, vieram por pura ironia, fazer seus ninhos na rua Marechal Humberto Castelo Branco de Sousa, no centro da cidade de Buriti dos Lopes há dois meses e ganharam um protetor.

Os pássaros construíram cerca de 10 a 11 ninhos, em uma figueira que fica no quintal de uma residência nos fundo de uma rua que é bastante movimentada. Seu José Ribamar dos Santos, de 67 anos, mais conhecido por Zé Nego, residente na citada rua, observa diuturnamente os ninhos para que ninguém tente sequestrar os filhos de xexéu. Ele contou para nossa reportagem, que semanas atrás, flagrou uma pessoa tentando roubar os filhotes dos ninhos, utilizando-se de uma vara, que posteriormente seu Zé Nego a quebrou e acionou logo depois a policia militar.

“Para mim, foi a melhor coisa que já aconteceu nesta rua. Eles transmitem tranquilidade em meio tanta poluição sonora. Eu acordo todos os dias às 4h30 da madrugada e já fico esperando clarear o dia para vê-los cantar, arremedando dezenas de pássaros e animais; é um verdadeiro espetáculo toda manhã e no final da tarde”, disse seu Zé Nego.

Seu Zé Nego deseja das autoridades, que elas passem a vigiá-los com frequência para que os filhos tenham o merecido direito de viverem em liberdade em seu abitar natural. Ele também faz um pedido a população, que ela seja cada um, mais ‘um’ protetor dos ninhos de xexéus.   

Telefone do Grupamento da Policia Militar-GPM de Buriti dos Lopes para qualquer tipo de denuncia:(86) 9 9449-9294  

Por Rurik Araújo  

SAIBA TUDO SOBRE O XEXÉU

O pássaro Xexéu, cujo nome científico é Cacicus cela, também é conhecido pelos nomes de japiim, japiim xexéu, japim, japuíra, joão conguinho e xexéu de bananeira. Ele ganhou este nome científico por conta da palavra cacicus, que é um nome utilizado no caribe espanhol para “cacique”; e da palavra grega kelainos, que significa preto, resultando em cacique preto. O Xexéu é encontrado em boa parte da América do Central e do Sul, desde o Panamá e Trinidad até o Peru, passando pela Bolívia. No Brasil é especialmente encontrado no Norte e na região Centro-oeste do País, especialmente em arvores baixas do cerrado e ao redor de matas de galeria.

Os machos do pássaro xexeu medem de 27cm a 30cm de comprimento, pesando cerca de 100 gramas, já a fêmea de Xexéu é menor, ficando entre 22cm a 25cm, e pesando cerca de 60 gramas. As fêmeas e os pássaros jovens são de cor fuligem, somente o macho terá a cor negra característica da espécie, juntamente com o amarelo vivo das asas, do uropígio e da parte inferior da cauda. O bico deles são brancos, sendo arroxeado em sua base, já a íris dos olhos é num tom azulado.

Alimentação do Xexéu

Ela é bastante variada, sendo considerado onívoro, alimentando-se principalmente de frutos e sementes. Ele inclusive pode alimentar-se de filhotes de outras espécies. Uma das suas frutas favoritas é a manga. Você também poderá dar ao seu pássaro maçã, mamão, laranja, goiaba e banana. Os legumes favoritos são jiló, maxixe, berinjela e cenoura, já as verduras são a escarola, couve, serralha e almeirão. Tais alimentos podem ser dados diariamente, desde que sejam livres de agrotóxicos e estejam limpos. Para facilitar o manejo pode ser fornecido ração comercial para sabiás!

Reprodução do Xexéu

Eles atingem a maturidade sexual somente com 2 a 3 anos, e na natureza são poligâmicos, ou seja, formam grandes colônias onde um macho irá acasalar com várias fêmeas. O pássaro Xexéu faz seu ninho com folhas de palmeiras, gravetos e capim, formando uma “bolsa” comprida, com cerca de 40cm a 70cm de comprimento. Os ninhos costumam ficar próximos um dos outros, normalmente em pequenas arvores. Também gostam de fazer os ninhos em galhos que tenham formigueiros ou até mesmo vespeiros.

Pode-se fazer a reprodução do Xexéu em viveiros, um para cada casal, sendo interessante que eles possam ver um ao outro, uma vez que se reproduzem em colônias. Uma outra forma é através de grandes viveiros, de preferência que tenham árvores ou grandes galhos, podendo colocar vários pássaros. Neste caso você poderá colocar 1 macho para 3 ou 4 fêmeas! Fazem de 2 a 3 posturas por temporada, e em cada uma irá botar de 2 a 3, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 40 dias de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário