quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Vereador de Caxingó, Pedro Brito e página no Instagram podem ser indiciados por produzir Fake News

A propaganda de notícias falsas sempre foi um problema, mas a internet tornou mais fácil para as pessoas espalharem suas opiniões e até mentiras. A cidade de Caxingó, vem enfrentando uma enchorrada mentiras, calúnias, injúrias e difamações envolvendo figuras públicas, pessoas anônimas e a gestão municipal. Tudo isso, depois que ‘bandidos’ que se escondem por meio do anonimato criaram uma página na rede social Instagram, com o único intuito de atacar pessoas públicas e a gestão municipal, propagando Fake News quase que diariamente.

Nesta terça-feira (20/02), a propagação de Fake News ultrapassou todos os limites e uma delas foi divulgada pelo vereador oposicionista Pedro Brito, que usou uma publicação mentirosa da tal página e compartilhou em seu perfil no status do WhatsApp. Logo que percebido, a postagem viralizou e revoltou a população caxingoense, indignada com tamanha mentira que estava sendo propagada pela página e pelo vereador.

A página usou uma imagem de um bueiro danificado e divulgou como se fosse uma ponte recém inaugurada pelo prefeito Magnum Cardoso no povoado São Caetano. Mas, a mentira caiu por terra minutos depois. A página também compartilhou um Fake News de uma sucata de ônibus como se este, fosse usado pelo município para o transporte de alunos da zona rural.

De acordo com a Assessoria Jurídica da Prefeitura, uma nova ação será movida contra a página na Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), já que vários boletins já foram registrados e a DRCI já informou a Assessoria que vem monitorando. O Jurídico também informou que será movida uma ação junto ao Ministério Público contra o vereador Pedro Brito por propagar Fake News nas redes sociais.

Procurado pela nossa reportagem, o prefeito Magnum Cardoso falou em desespero da oposição e jogo sujo. “Enquanto pessoa pública, a gente tem que estar pronto para receber elogios e críticas. Isso não é problema algum. As pessoas podem usar os meios de comunicação, redes sociais e criticar a pessoa de um cidadão público, só que não pode é sair espalhando inverdades. Iremos até as últimas consequências para que essas pessoas sejam punidas. Isso é desespero da oposição com a nossa grande aceitação perante a população, por isso, começaram a jogar sujo. Só esqueceram de uma coisa: não existe crime perfeito e esses propagadores de Fake News serão descobertos em breve e resolverão com a justiça, podem anotar”, disse o prefeito.

EM TEMPO

A internet não é terra sem lei e as pessoas devem ser conscientes sobre o que compartilham e publicam e as consequências de suas ações. O anonimato criminoso é combatido inclusive pela Constituição Federal.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário