13 janeiro 2025

Irmãos não morreram envenenados por cajus em Parnaíba, aponta laudo

Um laudo emitido pela Polícia Científica do Piauí confirmou que não foi encontrado veneno ou qualquer substância tóxica nos cajus consumidos pelos irmãos João Miguel Silva e Ulisses Gabriel da Silva, de 7 e 8 anos, da cidade de Parnaíba, que morreram ano passado por suspeita de envenenamento.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13), pelo diretor da Polícia Científica, o médico Antônio Nunes.

Com isso, a investigação do caso deve ser reaberta e pode ser revista a prisão preventiva de Lucélia Maria da Conceição Silva, até então apontada como principal suspeita.

O delegado Abimael Silva, que preside o inquérito que investiga o caso, informou que a prisão de Lucélia se deu com base em diversos elementos. O veneno encontrado no organismo das crianças foi o mesmo encontrado na casa dela, ocorre que o resultado da perícia nas frutas saiu somente agora.

“O promotor do caso, o doutor Silas Sereno, solicitou novas diligências e nos deu prazo de quinze dias para concluir”, afirmou o delegado.

Família vítima de envenenamento João Miguel Silva e Ulisses Gabriel da Silva eram filhos de Francisca Maria da Silva, que morreu envenenada com mais dois filhos e um irmão no início deste ano, após comerem um arroz envenenado em casa, em Parnaíba. O principal suspeito do envenenamento é Francisco de Assis Pereira da Costa, padrasto de Francisca, que morava na mesma residência.

Fonte | GP1

Idoso é assassinado com tiros na cabeça dentro da própria casa na praia do Macapá

Na noite desse sábado (11/01), João Batista Ferreira de Miranda, 69 anos, foi assassinado à queima-roupa dentro da própria casa, localizada em um vilarejo na praia do Macapá, em Luís Correia, no litoral do Piauí. Os disparos de arma de fogo atingiram a cabeça e as costas do idoso. As informações são do Plantão Parnaíba 24 horas.

Ainda não se sabe o que motivou o crime. Populares relataram que horas antes, João Batista foi cobrado por uma dívida de R$ 500,00, de uma cama, que ele havia comprado na cidade de Esperantina, a 170 quilômetros de onde ocorreu o homicídio. Outras informações são de que a vítima tinha passagem pelo sistema prisional.

A Polícia Civil do Piauí deve investigar o caso a fim de identificar os envolvidos e determinar a real motivação. O corpo de João Batista Ferreira de Miranda foi removido pelo Instituto de Medicina Legal - IML.

Fonte | In Foco Piauí 

Pescador de 59 anos passa mal e morre em alto-mar no litoral do Piauí; corpo é resgatado

O pescador Antônio Eudes da Silva, 59 anos, conhecido como 'Grilhim', natural de Camocim, no Ceará, faleceu em alto-mar nesse sábado, 11 de janeiro, enquanto pescava com amigos. As informações são da Folha do Delta.

Segundo as informações, Antônio passou mal e começou a vomitar sangue por volta das 7h. Ele faleceu repentinamente dentro do barco em alto-mar. O corpo foi levado até o Porto do Albatroz em Luís Correia, onde os pescadores que estavam com ele acionaram a polícia.

Uma equipe do 24º Batalhão da Polícia Militar 'Atalaia' foi ao local e acionou a Polícia Civil, o Instituto de Medicina Legal (IML) e a Perícia Criminal, que realizaram os procedimentos de praxe.

O corpo de Antônio Eudes foi conduzido para o posto avançado do IML para exames mais detalhados, que determinarão a causa da morte.

12 janeiro 2025

PAX UNIÃO INFORMA NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora Rita de Cássia de Oliveira, 65 anos, falecida às 16h deste sábado (11/01/2025) em via pública, na zona rural de Buriti dos Lopes. O corpo foi removido pelo IML de Parnaíba e transladado para este município e está sendo velado no povoado Libanio, próximo ao Bar do Black.  O sepultamento será às 17h30 desta segunda-feira (13/01), no Cemitério da Igualdade. 

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes/PI, 12 janeiro de 2025.

Motociclista morre após colidir na traseira de caminhão na BR-402 em Parnaíba

Na manhã deste domingo (12/01), Evandro Santos de Santana, 38 anos, natural de Parnaíba, morreu vítima de uma acidente tipo colisão de moto na traseira de um caminhão na BR-402, no município de Parnaíba.

Segundo informações, a vítima conduzia uma motocicleta Honda POP, quando colidiu na traseira de um caminhão que estava estacionado. A PRF, ao chegar no local, não localizou o caminhão ou veículo envolvido no sinistro – a motocicleta da vítima ficou no local.  

O corpo de Evaldo foi removido para uma unidade do IML em Parnaíba após perícia. No local, moradores afirmaram que vários acidentes de trânsito ocorrem com frequência no trecho da via que dá acesso ao município de Chaval-CE, porém até agora ninguém apareceu para tomar as devidas providências cabíveis. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

PAX UNIÃO INFORMA NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora FRANCISCA FERREIRA DO NASCIMENTO, 91 anos de idade, falecida às 23h deste sábado (11/01/2025) no hospital Santa Casa da Misericórdia em Parnaíba. O corpo foi transladado para o município de Buriti dos Lopes, onde está sendo velado na rua José Almeida Brito nº 70, Bairro Macambira. O sepultamento será às 16h, deste domingo (12/01), no Cemitério da Igualdade.  

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO. 

Buriti dois Lopes/PI, 12 janeiro de 2025.

Operação policial conjunta encerra na prisão de acusado de tráfico em Parnaíba

Na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 11h, uma operação conjunta da Força Tática e da Polícia Civil resultou na prisão de Maycon Douglas Santos Silva, suspeito de tráfico de drogas, no bairro Frei Higino, em Parnaíba, litoral do Piauí. A ação foi coordenada pelo delegado Ayslan Magalhães e contou com o apoio de policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a abordagem, os agentes encontraram com o suspeito a quantia de R$ 969,00 em dinheiro, além de porções de crack, maconha e cocaína, e duas balanças de precisão, utilizadas para a pesagem das drogas. De acordo com a polícia, ao perceber a chegada dos agentes, Maycon tentou destruir provas ao quebrar o próprio celular.

O suspeito, que já possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, foi detido e conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram realizados os procedimentos legais. O material apreendido também foi apresentado às autoridades competentes para a continuidade das investigações.

A ação faz parte do combate ao tráfico de drogas na região e destaca a importância da integração entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

Fonte | Portal Costa Norte 

PAX UNIÃO INFORMA NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de FRANCISCO ARTHUR OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO, 2 anos de idade, falecido às 16h deste sábado (11/01/2025), no hospital estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes. O corpo foi velado na rua Joaquim Camillo de Freitas S/N. O sepultamento ocorreu às 7h da manhã de hoje no Cemitério da Igualdade.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO

Buriti dois Lopes/PI, 12 janeiro de 2025.

Criança de 2 anos morre eletrocutada após tocar fio de aparelho doméstico em Buriti dos Lopes

Por volta das 16h deste sábado (11/01), uma criança identificada como Francisco Arthur de Oliveira da Conceição, de apenas 2 anos de idade, residente na rua Joaquim Camilo de Freitas, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma tomada de um aparelho doméstico dentro de casa em Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Segundo informações da polícia militar, Francisco Arthur estaria brincando próximo ao cabo de energia elétrico de um ventilador que estava ligado à tomada de fácil acesso, dentro do imóvel, quando foi eletrocutado após encostar no cabo energizado.  

A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente realizou os primeiros atendimentos e encaminhou para o hospital estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa em Buriti dos Lopes, onde a criança não resistiu e veio a óbito. 

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Imagens: Rede Social 

Mulher morre e outra fica gravemente ferida em acidente de trânsito na zona rural de Buriti dos Lopes

Por volta das 16h deste sábado (11/01), aconteceu um grave acidente tipo colisão envolvendo uma motocicleta e um caminhão, na via que dá acesso ao povoado Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, que deixou uma mulher morta e outra gravemente ferida.

Segundo informações, uma das vítimas fatais foi identificada como Rita de Cássia Oliveira, 65 anos, que ocupava o banco do carona. A idosa não resistiu e veio a óbito com o impacto. A condutora da motocicleta foi identificada como Antônia Maria Oliveira da Silva, 42 anos, (filha de Rita), ficou gravemente feriada com vários traumas na região do tórax e braços.

De acordo com a polícia militar, as duas mulheres eram mãe e filha. Elas seguiam na motocicleta em uma velocidade considerável no sentido Lagoa Grande quando colidiram na lateral da carroceria de um caminhão que realizava uma manobra, frente ao clube, quando houve a colisão.  

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado e socorreu uma das vítimas gravemente ferida e encaminhou para o hospital estadual Dirceu Arcoverde – o estado de saúde de Antônia, filha da dona Rita, é considerado gravíssimo e a mesma continua em observação. O corpo da vitima fatal foi removido para um posto avançado do IML em Parnaíba.        

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

CITRAN e PRF apreendem várias motocicletas irregular e multa condutores em Buriti dos Lopes

Por volta das 16h deste sábado (11/01), a 2º Cia CITRAN de Parnaíba, realizou a operação “Paz no Trânsito Começa Por Você”, nas principais ruas da cidade de Buriti dos Lopes, com o apoio da PRF, e da 2ª Cia do Trigésimo 1º Batalhão da Policia Militar do Piauí, sob o comando da Major Iris.

“O objetivo da operação “Paz no Trânsito Começas Por Você”, é orientar de forma educativa os condutores, garantir a segurança do cidadão, visando principalmente tirar de circulação motocicletas irregulares e/ou com registro de furto e rouba”, explicou a Major Iris.   

Durante a blitz de hoje, foram apreendidas 10 motocicletas com documentação irregular, adulteradas e vários condutores foram multados. Condutores sem documentação e/ou adolescente flagrados durante a operação com veículos, os responsáveis (pais) deverão responder um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por fornecer o veículo para um menor de idade.

As motocicletas aprendidas foram guinchadas para o pátio do Detran em Parnaíba. Os condutores flagrados cometendo as infrações de trânsito na operação deste sábado, foram devidamente notificados e deverão responder por seus atos infracionais durante a ação do CITRAN e da PRF.

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik) 

10 janeiro 2025

Policia Civil e Militar fecham boca de fumo e três suspeitos são presos em Buriti dos Lopes

Imagens: Policia Civil do Estado do Piauí 

Nesta sexta-feira (10/01), uma ação conjunta da Polícia Civil e do Grupamento da Policia Militar (GPM), de Buriti dos Lopes, resultou nas prisões em flagrante dos nacionais de iniciais T.S.S, A.S.C e C.D.S.S, e na apreensão de drogas em uma residência na rua Santo Antônio no bairro Campo Redondo.

De acordo com a polícia, no local foram apreendidas 46 trouxinhas de crack, 02 pedaços grande da mesma substancia, uma balança de precisão, vários saquinhos de “dindim” utilizam para a endolação das drogas, e uma quantia em no valor de R$ 610,00, em dinheiro trocado, o que configura ainda mais o tráfico - parte das drogas foram encontradas no quintal.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da Delegacia, onde os suspeitos foram autuados em Flagrante delito pelos crimes de tráfico de droga, associação para o tráfico e receptação.

Edição: Portal do Rurik

Informações: Policia Civil do Estado do Piauí.

Fidelidade do ex-prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, não foi suficiente para as indicações do Deputado Rubens Vieira

Ressentimento o ex-prefeito de Cocal, foi nomeado Assessor Especial do Governo do Estado do Piauí(veja).    

O ex-prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, fez parte da política e na representação das classes sociais e se manteve fiel ao deputado eleito da região, como um dos maiores líderes políticos partidários do PT, do Norte do Piauí. As últimas notícias nas redes sociais e veículo de informação da capital é que, Nonatinho faz o caminho de volta às bases sem Rubens Vieira, onde ele ajudou eleger a Deputado Estadual do Piauí pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

O sindicalista tem uma longa história de trabalho junto ao povo: Nonatinho do Sindicato foi prefeito do município de Cocal de 2021 a 2023 e vice-prefeito do município entre 2016 e 2020. Sua trajetória política e social, é marcada pelo engajamento no movimento sindical, tendo atuado como sindicalista dos trabalhadores rurais de Cocal, nos anos 2000 a  2012, além de líder comunitário da localidade Birindibinha desde 1997.

Consolidando-se como uma figura influente nas questões relacionadas aos direitos trabalhistas, e à melhoria das condições de vida da população local. O mais recente cargo de Nonatinho foi como coordenador estadual do Desenvolvimento dos Territórios do Piauí (CDTER), função que ocupou de fevereiro de 2024 até o último dia 7 de janeiro de 2025.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Carreta tomba em curva e atinge caminhão baú na BR-402 no município de Buriti dos Lopes

Por volta das 10h30 da manhã desta sexta-feira (10/01), aconteceu um grave acidente tipo tombamento e colisão frontal envolvendo dois caminhões na BR-402, na zona rural de Buriti dos Lopes, que deixou um homem (o motorista) ferido e preso nas ferragens.   

Segundo informações preliminares, uma carreta carregada com frutas e verduras, que seguia na BR-402 tombou em uma curva próximo à entrada vicinal que dá acesso a localidade Lagoa do Meio, na região do povoado Ponte do Jandira, e atingido frontalmente um caminhão baú que seguia no sentido contrário da rodovia. 

A PRF foi acionada, logo em seguida, acionou o Corpo de Bombeiros para resgatar o motorista do caminhão baú, que ficou preso nas ferragens. O SAMU realizou os primeiros atendimentos à vítima e encaminhou para o HEDA em Parnaíba.

Ainda não foi divulgado o estado de saúde do outro condutor da carreta tombada, e identificação de ambas as vítimas.

Aguardem mais informações...

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Suspeito de estelionato em Parnaíba e outras 2 cidades do Piauí é preso pela Polícia Civil

A Polícia Civil do estado do Piauí, por meio da 1ª Delegacia Seccional, deu cumprimento na manhã desta quinta-feira (09/01), a um mandado de prisão em desfavor de um homem identificado como Antônio de Pádua Mota Reis, suspeito do crime de estelionato.

De acordo com as investigações, o homem se passava por advogado para enganar as vítimas. Ele recebia dinheiro sob a falsa promessa de realizar empréstimos e, em seguida, desaparecia. Além disso, aplicava golpes relacionados à suposta venda de veículos. O suspeito teria cometido esses crimes em Teresina e em municípios do interior do Piauí, como Parnaíba e Campo Maior.

Após receber a denúncia de que o procurado estava frequentando bares na zona sul da capital, a equipe organizou uma campana e conseguiu prendê-lo em um restaurante na Avenida Barão de Castelo Branco.

Antônio de Pádua foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina para a realização dos procedimentos cabíveis.

Fonte | In Foco Piauí 

Lei do farol começa a valer no Brasil com novas regras para motoristas em 2025

A Lei do Farol, imposta pela Lei 14.071/2020, tem como objetivo aumentar a segurança nas rodovias do Brasil. Ela determinou que os motoristas mantenham os farois baixos acesos durante o dia, em situações específicas, para melhorar a visibilidade e reduzir acidentes.

A legislação foi criada para responder às preocupações com a segurança no trânsito, especialmente em rodovias de pista simples fora das áreas urbanas. A exigência do uso de farois baixos visa melhorar a visibilidade em trechos de rodovia com baixa visibilidade ou condições climáticas desfavoráveis.

A Lei do Farol determina que, em rodovias de pista simples, o uso de óculos escuros durante o dia é obrigatório. Já nas rodovias de pista dupla, o uso diurno dos farois é opcional, ficando a seleção do motorista. Durante a noite, independentemente do tipo de rodovia, o uso dos farois baixos se torna obrigatório. Veículos equipados com luzes de condução diurna são isentos dessas obrigações, pois essas luzes já garantem maior visibilidade.

Novas determinações da Lei do Farol

Uso de controles baixos em rodovias de pista simples:

A Lei do Farol exige que todos os veículos, exceto os equipados com luzes de rodagem diurna (DRL), mantenham os faróis baixos durante o dia.

Essa regra se aplica em rodovias de pista simples, ou seja, com uma faixa de rolamento por sentido, fora das áreas urbanas.

Veículos com DRL (luzes de rodagem diurna):

Carros equipados com DRL, que são luzes menores localizadas na parte frontal do veículo e que se acendem automaticamente ao ligar o motor, estão isentos da obrigatoriedade de usar os faróis baixos durante o dia.

Rodovias de pista dupla:

Em rodovias de pista dupla, o uso dos faróis baixos durante o dia é opcional para os motoristas.

Uso de óculos baixos à noite:

Independentemente do tipo de rodovia, o uso dos faróis baixos é obrigatório durante a noite para todos os veículos, aumentando a segurança nas vias.

Principais benefícios da Lei do Farol

A Lei do Farol traz melhorias importantes para a segurança nas rodovias:

Aumento da visibilidade: Manter os faróis acesos durante o dia facilita que os motoristas vejam, especialmente em condições de baixa visibilidade, como neblina ou chuvas fortes.

Redução de acidentes: Com os faróis iluminados, os motoristas conseguem identificar veículos a uma distância maior, o que ajuda a evitar colisões frontais e laterais.

Consciência e responsabilidade: A lei estimula os motoristas a adotarem comportamentos mais seguros ao dirigir, promovendo uma maior responsabilidade nas rodovias.

Como a nova Lei do Farol contribui para a segurança no trânsito?

A Lei do Farol destaca a importância de manter os farois sempre em boas condições para garantir a segurança no trânsito. Verificar regularmente o alinhamento e a luminosidade dos farois é essencial para evitar problemas de visibilidade.

Além de prevenir acidentes, os óculos em perfeito funcionamento ajudam a evitar multas e garantir o cumprimento da legislação. Desta forma, a manutenção correta dos farois contribui para a segurança de todos os motoristas e pedestres nas rodovias.

Fonte: fdr.com.br

Receita Federal esclarece que não haverá imposto sobre PIX acima de R$ 5 mil reais

O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação de impostos, esclareceu a Receita Federal. Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais.

Em 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal para a fiscalização de transferências financeiras. A principal mudança foi a extensão do monitoramento de transações financeiras às transferências Pix que somam pelo menos R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

Além das transações Pix, esses limites também valem para as operadoras de cartão de crédito e as instituições de pagamento, como bancos digitais e operadoras de carteiras virtuais. Elas deverão notificar à Receita operações cuja soma mensal ultrapassa esse teto. Os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito e instituições que operam outras modalidades de transação já tinham de informar à Receita sobre esses valores

GERENCIAMENTO DE RISCO

Segundo a Receita, a instrução normativa que reforçou a fiscalização permite “oferecer melhores serviços à sociedade”. Como exemplo, o comunicado cita que os valores fiscalizados entrarão da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de 2026 (ano-base 2025), reduzindo divergências e erros que levam o contribuinte à malha fina.

O comunicado esclareceu que a Receita modernizou a fiscalização para incluir novos tipos de instituições do sistema financeiro, como fintechs e carteiras virtuais. No caso do cartão de crédito, o Fisco extinguiu a Declaração de Operações com Cartões de Crédito (Decred), criada em 2003, e a substituiu por um módulo para cartões de crédito dentro da e-Financeira, plataforma que reúne arquivos digitais de cadastro, abertura e fechamento de contas e operações.

A e-Financeira opera dentro do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), criado em 2007 e que processa, por exemplo, as notas fiscais eletrônicas.

SIGILO BANCÁRIO E FISCAL

No comunicado, a Receita também explicou que o reforço na fiscalização não desrespeitará as leis que regulam os sigilos bancário e fiscal, sem identificar a natureza ou a origem das transações. “A medida visa a um melhor gerenciamento de riscos pela administração tributária, a partir da qual será possível oferecer melhores serviços à sociedade, em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal.”

A Receita reiterou que a e-Financeira não identifica o destinatário das transferências de uma pessoa ou empresa para terceiros, via Pix ou Transferência Eletrônica Disponível (TED). O sistema, explicou o Fisco, soma todos os valores que saíram da conta, inclusive saques. Se ultrapassado o limite de R$ 5 mil para pessoa física ou de R$15 mil para pessoa jurídica, a instituição financeira informará a Receita Federal.

Em relação aos valores que ingressam em uma conta, a e-Financeira apenas contabiliza as entradas, sem individualizar sequer a modalidade de transferência, se por Pix ou outra. Todos os valores, informou a Receita, são consolidados, devendo ser informados os totais movimentados a débito e a crédito em determinada conta, sem especificar os detalhes das transações.

As instituições financeiras enviarão os relatórios à Receita Federal a cada seis meses. As informações referentes ao primeiro semestre deverão ser prestadas até o último dia útil de agosto. Os dados do segundo semestre serão apresentados até o último dia útil de fevereiro, prazo que permitirá a inclusão na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, na metade de março.

Fonte: Agência Brasil

09 janeiro 2025

TELNORTE - Telhas de Concreto de Alta Qualidade!

 

Descubra a melhor solução em telhas de concreto para seu projeto! Na TELNORTE, oferecemos telhas de concreto de alta performance, que unem durabilidade, beleza e um acabamento superior. Nossas telhas são ideais para quem busca qualidade e segurança na cobertura.

Por que escolher TELNORTE?

Durabilidade incomparável: telhas projetadas para resistir ao tempo e aos fatores climáticos.

Acabamento elegante: valoriza o visual do seu imóvel.

Alto desempenho: proporciona isolamento térmico e acústico eficiente.

Visite-nos e confira nossa linha de telhas de concreto de alta qualidade. Estamos localizados na Avenida São Sebastião, 5505, Loja 09, Bloco 07, Bairro Reis Veloso, Parnaíba.

Entre em contato pelo telefone: (86) 99481-8184.

08 janeiro 2025

Padrasto é preso suspeito de envenenar quatro pessoas da mesma família em Parnaíba

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (8), um homem identificado como Francisco de Assis Pereira da Costa, 53 anos, foi preso como o principal suspeito do envenenamento de toda uma família em Parnaíba. O homem é padrasto de Francisca e Manoel, que morreram após consumirem arroz envenenado no Litoral do Piauí.

Segundo informações, a polícia civil recolheu material na casa do Padrasto durante busca e apreensão realizada nesta manhã através de um mandado da justiça. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba e negou a autoria dos crimes.

Francisco de Assis chegou a ser hospitalizado no dia 1º de janeiro deste ano, mas recebeu alta médica no HEDA - uma criança continua internada no HUT em Teresina. Ao toda, nove pessoas da mesma família comeram arroz com feijão envenenado com uma substância tóxica idêntica ao chumbinho, utilizada como inseticida.  

A polícia civil deverá dar uma coletiva de imprensa às 10h da manhã de hoje para tentar esclarecer a motivação dos envenenamentos.

As vitimas

Entre as vítimas fatais estão Francisca Maria da Silva, de 32 anos, enteada do suspeito; seus dois filhos, Igno Davi, de apenas 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane, de 3 anos; além do irmão de Francisca, Manoel Leandro da Silva, de 18 anos.

Maria Lauane, de 3 anos.

Francisca Maria da Silva, 32 anos.
Manoel Leandro da Silva, de 18 anos e Igno Davi, de 1 ano e 8 meses.

Motivação sob investigação

Testemunhas apontaram Francisco como o principal suspeito, já que, no dia do crime, nenhuma outra pessoa foi vista entrando na residência. Em depoimento, ele afirmou ter consumido apenas os peixes servidos no almoço, que não estavam contaminados, e negou envolvimento no caso. Sua esposa, mãe de Francisca Maria, também não foi envenenada.

A Polícia Civil confirmou que o veneno foi adicionado ao alimento momentos antes da refeição. O composto químico utilizado é amplamente empregado em pesticidas agrícolas e pode causar intoxicações graves quando ingerido.

Desdobramentos e coletiva de imprensa

O caso, tratado como homicídio e feminicídio, está sendo investigado pelas autoridades de Parnaíba. Uma coletiva de imprensa foi marcada para as 10h desta quarta-feira, na qual a Polícia Civil deve apresentar novos detalhes sobre o caso e as provas que levaram à prisão do suspeito.

Em outro episódio ocorrido em agosto de 2024, dois meninos de 7 e 8 anos da mesma família morreram após ingerirem cajus envenenados. Apesar da coincidência, as autoridades garantem que não há ligação entre os crimes, sendo que, no caso dos cajus, uma vizinha foi presa pelo duplo homicídio qualificado.

O envenenamento de alimentos é um crime de alto impacto emocional e social, especialmente quando envolve famílias inteiras. As investigações seguem em busca de respostas para entender o que motivou tamanha tragédia.

Complemento de informações: Portal Costa Norte 

Edição: Portal do Rurik   

07 janeiro 2025

REFORÇANDO O CONVITE PARA HOJE

Hospital Estadual Dirceu confirma a morte de mãe de crianças envenenadas em Parnaíba

Na manhã desta terça-feira (07), o Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, enviou nota a imprensa comunicado o falecimento da paciente Maria Francisca Maria Silva, de 32 anos, que estava internada após consumir arroz envenenado. Ela e outras três pessoas, inclusive duas crianças, morreram vítimas do envenenamento no litoral do Piauí.

Confira a nota do HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) lamenta profundamente o falecimento de uma paciente adulta ocorrido na terça-feira (7), em decorrência de um suposto caso de envenenamento. A paciente estava sob os cuidados da instituição desde o dia 1º, e o óbito foi constatado por volta das 3h07.

Após a confirmação do falecimento, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos necessários.

Neste momento de imensa dor, expressamos nossas sinceras condolências à família da paciente e reafirmamos que a equipe multidisciplinar do HEDA trabalhou com total dedicação, seguindo todos os protocolos e medidas necessárias para garantir o melhor atendimento durante sua permanência na unidade.

O HEDA reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, assim como com a transparência em suas ações. Em conformidade com a legislação vigente sobre privacidade, não serão fornecidos detalhes adicionais sobre o caso.

Atenciosamente,

Dr. Carlos Teixeira

Diretor Técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Informações | Direção do HEDA 

Edição Portal do Rurik 

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde nega morte de mãe de crianças envenenada em Parnaíba

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), negou nesta segunda-feira (06), a morte da paciente Maria Francisca Maria Silva, de 32 anos, que permanece internada após consumir arroz envenenado. Outras três pessoas, entre elas duas crianças, morreram vítimas do envenenamento em Parnaíba.

Segundo a Unidade, a paciente se encontra em um estado clínico “delicado” e não há condições de iniciar a abertura de um protocolo de morte encefálica. Além de Francisca, sua filha, de apenas quatro anos, também continua internada por complicações do caso.

Francisca Maria é mãe de Ulisses Gabriel e João Miguel, que morreram em 2024 após consumirem cajus envenenados. Segundo a investigação, os frutos que as crianças comeram estavam contaminados com chumbinho.

Confira a nota do HEDA

O Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo I do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), informa que, a paciente adulta, vítima do suposto caso de envenenamento, permanece sob cuidados intensivos na unidade.

No momento, seu quadro é delicado e não há condições clínicas para a abertura de protocolo de morte encefálica. As equipes de saúde estão empenhadas em estabilizar sua condição, com a expectativa de reavaliação nas próximas horas.

Reiteramos o comprometimento de nossos profissionais, que atuam com dedicação e profissionalismo para garantir o melhor atendimento a todos os pacientes.

Atenciosamente,

Dr. Carlos Teixeira

Diretor Técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Entenda o caso

No dia 31 de dezembro, um novo caso de envenenamento foi registrado na família. Oito pessoas passaram mal após almoçar. Segundo os testes feitos pela polícia científica, foi identificado a presença de uma substância tóxica semelhante ao “chumbinho” presente no arroz que a família consumiu.

A pequena Luane, de 3 anos, morreu nesta segunda-feira (6). Além dela, seu irmão e o tio também vieram a óbito por consequências do envenenamento.

A Polícia vai continuar investigando o caso para descobrir de quem foi a autoria do crime.

Fonte | Lupa 1 

Edição Portal do Rurik 

06 janeiro 2025

AQUI TEM OFERTAS INCRÍVEIS DO ARMAZÉM PARAÍBA


Homem é preso em Parnaíba por porte ilegal de arma e ameaça à ex-companheira

Na tarde de domingo (05), policiais da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, resistência e desacato no bairro Pindorama, em Parnaíba.

A ação ocorreu após uma mulher acionar o COPOM, denunciando que estava sendo ameaçada de morte pelo ex-companheiro. Segundo o relato da vítima, o homem estava armado e havia passado horas tentando localizá-la, permanecendo na porta de sua residência.

Conforme informações repassadas pela polícia, quando os policiais chegaram ao endereço indicado, encontraram o suspeito com as características descritas pela vítima entrando em um bar próximo. Testemunhas no local confirmaram que ele seria o autor das ameaças. Durante a abordagem, os agentes flagraram o homem tentando esconder uma arma de fogo em uma mesa de sinuca dentro do estabelecimento.

Segundo a polícia, o suspeito resistiu à prisão e desacatou os policiais, o que exigiu o uso controlado da força e a aplicação de algemas. Após revista no local, a arma foi apreendida, e o homem foi levado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.

Fonte | Portal Costa Norte 

Terceira morte confirmada em caso de envenenamento de família em Parnaíba

Na madrugada desta segunda-feira (06), Lauane da Silva, de apenas três anos, faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A menina estava internada desde o dia 1º de janeiro, após, junto a outros oito familiares, consumir um arroz contaminado com substância tóxica semelhante ao “chumbinho”. Este trágico caso já resultou em três mortes na mesma família: além de Lauane, o irmão mais novo, de um ano e oito meses, e o tio, Manoel Leandro Silva, de 18 anos, também não resistiram.

O envenenamento aconteceu em imóvel no Conjunto Dom Rufino II, Bairro Igaraçu, quando a família ingeriu alimentos preparados com ingredientes recebidos como doação. Após almoçar no dia 1º, Manoel passou mal e faleceu poucas horas depois. O jovem foi velado na última quinta-feira (2).

No total, nove pessoas foram internadas. Algumas delas receberam atendimento no Hospital Estadual de Parnaíba, enquanto outras foram transferidas para unidades de maior suporte, como o HUT. Entre os internados, quatro já tiveram alta, mas duas pessoas permanecem hospitalizadas: Francisca Maria da Silva, mãe de Lauane, de 32 anos, está no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba; e outra criança, de quatro anos, segue sob cuidados no HUT.

Segundo o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), o baião de dois – mistura de arroz e feijão – preparado pela família no dia anterior continha o veneno responsável pelas intoxicações. A Polícia Civil do Piauí (PCPI) está investigando o caso como homicídio.

Fonte | Portal Costa Norte 

AQUI TEM OFERTAS IMPERDÍVEIS DO ARMAZÉM PARAÍBA