BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Polícia Civil deflagra operação para prender integrantes de facções criminosas no PI e em SP

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) uma operação contra 18 suspeitos de integrar uma facção criminosa. As ações estão sendo realizadas nas cidades de Teresina, Canto do Buriti, Flores do Piauí, Parnaíba, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e em alguns municípios do estado de São Paulo.

De acordo com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas - DRACO, a operação, denominada "Rosa dos Ventos", busca combater a célula de uma facção criminosa com forte ação no interior do Piauí.

“Uma operação interestadual que visa desarticular uma célula de uma dessas facções criminosas que a gente vem combatendo, uma célula conhecida como disciplinas regionais, então são criminosos que pertencem a essa facção e que eles têm uma atuação e uma interação entre eles, alguns aqui do Piauí, como por exemplo esse que a gente prendeu aqui em Teresina, membros da cidade de Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano e também em outras cidades do Piauí e em algumas cidades do estado de São Paulo. Então são criminosos que têm uma interação diária entre eles e que a gente já vinha monitorando”, explicou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.

O delegado Charles Pessoa acrescentou ainda que os alvos representam uma liderança da organização criminosa em cada uma das suas regiões, com o papel de disciplinar os faccionados, inclusive com participação no “tribunal do crime”.

“São indivíduos que têm uma função dentro da organização criminosa, inclusive de uma hierarquia superior dentro do estruturar piramidal, eles são responsáveis como se fosse para ter o controle dos próprios faccionados de cada cidade, de cada região e também por fazer algum tipo de julgamento de membros que de alguma forma deixam de obedecer aos códigos de conduta dessas organizações criminosas e além também de coordenar assaltos, homicídios e o tráfico de entorpecentes. Indivíduos que exercem o papel de lideranças em cada uma dessas cidades e das regiões onde deflagramos essa operação”, destacou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário